Cutículas – Tirá-las ou não? Eis a questão!

Oi pessoal!

Continuando nossa serie sobre cuidados com mãos e unhas, depois de um magnífico feriado!

O assunto hoje são as polemicas cutículas.

Cutuca, empurra e tira bife. Nós literalmente nunca deixamos as cutículas em paz, mas este item das unhas também não nos deixa em paz, já que a danada é um grande tabu, ou seja, a questão sempre vem à mente: ‘tirar ou não esta pele que insiste em crescer ao redor das unhas?’

Segundo o site “Uol estilo” – De acordo com especialistas, esta é nada mais do que uma questão cultural, isto é, as brasileiras optam pela remoção total das cutículas, enquanto as européias apenas empurram. Contudo, é de grande importância ressaltar que as cutículas não estão presentes nas unhas apenas para dar um trabalho a mais para as mulheres, isto é, as cutículas possuem uma função. Como principal finalidade, as cutículas têm a tarefa de aderir à unha e proteger a matriz ungueal (região da pele que não faz parte da unha), um anexo da pele que protege a unha contra infecções, micoses e danos que possam comprometer o crescimento das unhas.
Desta forma, a cutícula é um tecido que possui função, a sua remoção pode provocar alguns desconfortos, incluindo infecções, como paroníquia (ocorre na junção entre a unha e a pele), verdadeiramente na região da cutícula, sendo desencadeada na maioria das vezes devido aos traumas causados pela remoção. Esta infecção deve ser tratada o quanto antes, pois além de causar dor, pode provocar danos à matriz ungueal, com sequelas como modificação da conformação da unha que pode ficar para sempre.

Assim é interessante falar que é possível mudar seus hábitos, ou seja, caso você opte por não mais remover as cutículas, o indicado é que faça uma boa hidratação da região através de cremes e óleos, sendo que é possível encontrar no mercado de cosméticos diferentes produtos que prometem afinar as cutículas, já que em suas fórmulas há substâncias ácidas, como o ácido salicílico e queratolíticos, os quais quebram a queratina das cutículas. Após afinar, basta empurrá-las em direção à base da lúnula.
No entanto, caso você opte por continuar a remover as cutículas, saiba que é permitido, pois você as tirou até hoje, mas é válido ressaltar que seu organismo ficará mais exposto, mas alguns cuidados podem ser tomados para evitar danos mais sérios, procure apenas profissionais para remover as cutículas para assim evitar infecções, inchaço, cortes e lembrando, todos os equipamentos devem ser esterilizados e determinados materiais descartados.

Eu particularmente retiro sim minhas cutículas, mas não como algumas pessoas que retiram de tal forma q a unha fica funda nos cantos, depois de hidratá-las em casa mesmo eu retiro apenas o que considero ser excesso, ou seja o que mesmo empurrando vai fica muito aparente, e o que sobra eu empurro com a espátula, não tenho costume de frequentar  a manicure, faço eu mesma minha unhas, o que diminue bastante o risco de ser infectada com algo, mas se você não sabe ou não gosta de fazer as próprias unhas uma boa dica é levar para a manicure o seu próprio kit contendo tesoura, alicate, palito, espátula e lixa, a não ser que você conheça muito bem o salão e já esteja ciente que lá a esterilização do material usado é feita de forma correta.

Então o que usar nas cutículas?

1- Cera Nutritiva Granado

Produzida com cera vegetal de cereais associada ao leite de aveia e uma combinação de silicones que juntos promovem hidratação, maciez e regeneração das cutículas. Recomendamos uma aplicação diária, porém para um resultado mais rápido, deve-se aplicar de 2 a 3 vezes por dia.

2- Amolecedor de Cutículas Risqué

Trata e hidrata a cutícula, fazendo com que ela cresça mais lentamente e mais fina. Vem na mesma embalagem dos esmaltes da Risqué, em 8 ml. Contém em sua fórmula óleo de orquídea.

3- Renew Ultimate Creme Transformador para Mãos e Unhas FPS 15

Fortalece as unhas e condiciona as cutículas. Instantaneamente já é possível ter a pele 139% mais hidratada. Em apenas 2 semanas  pode-se obter até 89% de redução da descamação das cutículas, além de ter fator de proteção FPS15.

4- Mira-Cuticle Complexo Redutor de Cutículas Avon

É um complexo redutor de cutículas, que promete amaciar e reduzir as cutículas com o uso frequente. Deve-se aplicar sobre as cutículas e massagea-las por alguns segundos, pode ser usado com ou sem esmalte. Contém em sua fórmula 10% de Ácido Lático, além de uma combinação de vitaminas, minerais e nutrientes como Vitamina E, Aloe Vera, Pantenol, Pantotenato de Cálcio, Queratina e Óleos de Semente de Damasco.

5- Bepantol

A queridinha pomada muito usada para tratar de assaduras, cicatrização de tatuagens e pequenas feridas, o Bepantol é um milagre para hidratar as cutículas. Recomenda-se passar de 3 a 5 vezes por semana.

Quer umas dica de hidratação pra fazer em casa mesmo?

Essa eu faço toda semana e tem dado bons resultados. Então lá vai…

Você vai precisar apenas de um hidratante, pode ser pra mãos, cutículas e até corporal mesmo, e um par de luvas de plástico transparente, tipo aquelas que vem em embalagens de tinturas pra cabelo.

Coloque a quantidade de creme que achar necessária diretamente nas mãos, espalha o creme, eu deixo um pouquinho de excesso mesmo, então ponha as luvas. Aguarde aproximadamente uns cincos a dez minutos enquanto massageia. Retire as luvas. Como eu já disse eu uso alicate de cutículas nos excessos e o que sobra das cutículas empurro delicadamente com a espátula e só, mas você também pode optar por nem retirar as cutículas se quiser.

Espero que tenham gostado da dica.

Dúvidas, críticas e sugestões faça nos comentários abaixo!

Um bjão e até mais,

Mila.

Posts Relacionados:

4 ideias sobre “Cutículas – Tirá-las ou não? Eis a questão!

  1. Na própria embalagem da cera da Granado é recomendado o uso de 2 a 3 vezes ao dia 😉

    Eu tirei a cutícula pouquíssimas vezes, acho que se fosse contar não dava nem 10x na vida.
    É melhor hidratar, empurrar e evitar as contaminações.
    No máximo, tirar o excesso, como vc disse que faz 🙂
    Amanda postou em seu blog post: Agenda: Dia da Beleza – 3ª Edição

    GravatarMila respondeu:m

    pois é Amanda, tem gente que tira tanto chega a ser uns bifes kkkk, é muito perigoso, ja pensou uma hepatite? e ate outras coisas mesmo como micoses e etc. Como eu disse tiro so o excesso aquilo que vejo que nao vai dar pra empurrar mesmo!

  2. Eu amo essa Cera da Granado já estou no meu terceiro potinho!!! Ela é muito boa!!!!

    GravatarMila respondeu:m

    eu comprei meu primeiro e estou amandooo tbm!